quarta-feira, 10 de junho de 2009

Finalização jornalística

Quanto mais ocioso se torna o tempo, mais receoso fica o futuro jornalista. Confesso que, a poucos passos do final de mais um semestre, o sétimo, e conclusão do curso acadêmico de jornalismo, no final do ano, a ansiedade acompanhada do cansaço e às vezes a confusão entre incertezas e desânimo acercam em torno de todos alunos remanescentes da "melhor turma".

foto:flick enricomas


Pode parecer arrogância de nossa parte intitular nossa turma desta maneira, ou até questão de "ego", mas digo que, é isso mesmo! O que torna o uso deste termo para descrever a segunda turma de jornalismo do IPA que permanece no matutino, era a soma das mais diversas personalidades de pessoas de culturas distintas, com egos inflados, cada um da sua maneira, com seu estilo, que não se repetia entre os integrantes a turma. No entanto, as diferenças, que em um primeiro momento poderia distanciar uns dos outros e gerar conflitos, foi o que uniu os colegas de uma maneira inexplicável. Todos loucos! No bom sentido da normalidade.

Dos remanescentes, restaram em torno de 10 alunos, uns trocam de turno, mas voltam, outros trocaram de curso, outros pararam por problemas pessoais, outros passaram para estudar a noite. O que rompeu os laços da turma não foi às diferenças étnicas, culturais, religiosas e visuais (aparência), foi talvez, justamente o "ego".

"Ego de jornalista?"

Clamo aos profissionais experientes de veículos de comunicação que se mantém de uma maneira significativa no mercado da informação:

Para que serve o ego do jornalista? Ele existe? O que é mais importante, o "ego" ou a ética com os colegas e demais profissionais à volta?

Como menciona o dito popular: "Dê poder a um ser humano e saberá do que ele é feito". Às vezes nem se trata de um poder significativo, era apenas um ensaio. Quando o "ego" teve maior valoração do que a amizade e o trabalho em equipe, todo trabalho desenvolvido até então foi jogado ao leu..

Afinal colegas jornalistas, se como seres humanos naturalmente temos um "ego" (uns maiores que os dos outros), o que é mais importante: o brilho da sua imagem ou a qualidade das informações que você passa e a veracidade das suas declarações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com este blog, publicando suas idéias na sessão comentários! Identifique seu nome e e-mail para estabelecermos network!