quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nos bastidores


A moda tem suas peculiaridades que vão além do visual. Cada detalhe faz parte do todo, roupa, cabelo, maquiagem, produção do desfile, decoração do palco (passarela), agilidade dos maquiadores e cabeleireiros, ansiedade do estilista, rapidez das modelos na troca de figurino, trilha sonora, espectativa e admiração ou espanto do público e imprensa. Detalhes do pré, durante e pós desfile, compõe a magia do evento fashion.

Básico, despojado, agressivo, romântico, contemporâneo, inovador, nas passarelas e no mundo da moda, o que se destaca, não é o estilo do estilista, mas a forma que o conceito deste estilo, a mensagem que o estilista transparece através de suas criações, ainda que despretensioso, cumpre sua função na arte de moldar roupas no corpo.

Para um jornalista que tem um primeiro contato com esse universo paralelo, pode parecer um over de informações em um pedaço de pano, um exagero clichê e superficial ou ainda ficar deslumbrado entre cores, estampas, formas e pessoas. Para aqueles que já tiveram uma participação valorativa/significativa, parece nostálgico, confortável e desafiador ao mesmo tempo.

Pautar este mundo mix de cultura, música, informação e moda, requer percepção, pesquisa (se não há conhecimento), aderência, e uma certa simpatia, sem descartar a opinião crítica do repórter. Sem deslumbrar-se, apenas admirar, analisar, interpretar e relatar.

Desta maneira, reato laços com o universo fashion, ressuscitado pela experiência que obtive ao cursar uma cadeira no curso de moda da minha universidade. Para conhecer algo de verdade, foi preciso ir além de ler a respeito, embora a moda tem me acompanhado desde meus 13 anos, entre cursos de modelo, postura corporal, dicção, "aula de bons modos à mesa", técnica de desfile em passarela, agências, seleções, produção de desfile, cabelo, maquiagem, aula de estilo, e assim por diante.

Por um período de minha vida, abandonei a moda, mas ela me buscou pela mão. Pude notar que ela sempre esteve presente, a moda vai além do estilo proposto pelos estilistas, mas pode ser composta por essa idéia. Minha moda é meu estilo e o estilo não é uma tendência, mas uma soma dos "eus" que tu és.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com este blog, publicando suas idéias na sessão comentários! Identifique seu nome e e-mail para estabelecermos network!