segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Obama: Nobel da Paz precoce

"For make no mistake: evil does exist in the world. A non-violent movement could not have halted Hitler's armies. Negotiations can't convince al Qaeda's leaders to lay down their arms".


(Nobel Peace Prize speech 10/12/2009)
Declaração de Barack Obama - Presidente dos EUA




Discurso de Obama após receber o Prêmio Nobel da Paz precocemente:


Além disso, cada vez mais, as guerras entre povos têm dado lugar a conflitos dentro das nações. O ressurgimento de conflitos étnicos e sectários, o crescimento de movimentos separatistas, insurgências e Estados falidos, têm cada vez mais presos civis no caos interminável.
Nas guerras de hoje, muitos mais civis do que soldados são mortos, as sementes de futuros conflitos são costuradas, as economias são destruídas, as sociedades civis dilacerado, acumulou refugiados e crianças traumatizadas.
Eu não consigo visualizar hoje uma solução definitiva para os problemas da guerra. O que eu sei é que estes desafios exigirá a mesma visão, trabalho árduo e persistência desses homens e mulheres que agiu tão ousadamente décadas atrás.
E isso vai exigir-nos a pensar em novas maneiras sobre as noções da guerra justa e os imperativos de uma paz justa. Temos de começar por reconhecer a dura verdade que não vamos erradicar conflitos violentos em nossas vidas. Haverá momentos em que as nações - a título individual ou em conjunto - encontra-se o uso da força não apenas necessárias, mas moralmente justificada".
https://www.msnbc.msn.com/id/34360743/ns/politics-white_house/page/2/



Well, compreendo que, isso contraria meus conceitos reais, filosóficos e individuais, pois acredito na essência budista e hindu de Buda de Ghandi. Mas podemos pensar, de que maneira podemos evitar que as guerras civis e religiosas continuem? Parece que a única alternativa encontrada por pessoas que vivem em uma cultura bélica como é a América e também boa parte dos países asiáticos é uma "guerra pela paz". É imensurável as conseqüências de uma guerra: seja pela "paz", pela liberdade religiosa, pela liberdade territorial, cultural, ou pelo interesse econômico.



Como nós, cidadãos do mundo e as nações podemos encontrar outra maneira de neutralizar conflitos de quase um milênio?
Talvez Obama, não veio salvar o mundo, como muitos acreditam ou acreditaram, da mesma maneira que acreditam que a decadente potência americana (que sempre se colocou na posição de donos do mundo) pode ou deveria salvar. Mas o papel de Obama, primeiro presidente negro dos EUA é nos trazer esta reflexão, fazer o mundo e os próprios americanos olhar o mundo de uma forma diferente e questionar mais.

Algo do tipo: "O que você faria se desmoralizassem, torturassem e matassem seu filho? Você perdoaria o assassino e lhe daria um abraço fraterno ou na oportunidade, o eliminaria para que atos como esse jamais se repetisse e servisse de exemplo para os demais?"

Invasões de territórios, bombas atômicas, discriminação e revista dos povos com etnia suspeita... São indícios do posicionamento sombrio de povos que cultivam a pena de morte e a indústria bélica que alimenta a guerra.




Quem são os culpados, quem começaram a retaliação? O mocinho Vs bandido.
Quanto a mim, não existe povo amistoso, não existe lei, não existe respeito de direitos humanos, não existe ação pacífica em uma guerra. Todos que promovem tal ato hediondo são culpados, da mesma forma como aqueles que revidam.

Mas acredito que todos tem direito a defesa. Basta refletir e buscas outras formas de promover sua existência. Qual é o seu conceito de paz?


--------------------------------------------------------------------------------


Você sabe aonde eu quero chegar com isso?
Você já promoveu ou alimentou algum tipo de guerra interior ou contra outra pessoa?
Você já promoveu atos ilícitos de violência contra algo ou alguém?
De que forma você busca sua paz e promove a paz para as pessoas ao seu redor?

Reflita, se existe ou se deseja paz interior, e o que é necessário para conquistar isso?